segunda-feira, 8 de maio de 2023

Linguagem secreta das lagartixas

​​​​​​​​ Certo que entre os seres cada qual se comunica a sua maneira e muitas vezes entre a mesma espécie se desentende e entram em conflito como é o nosso caso, até pela própria falta de manuseio da linguagem, às outras espécies resta seguir a cadeia alimentar e sobreviver ao máximo à crueldade da selva. Nós como serem humanos e dotados de um maravilhoso cérebro, inventamos as mais diversas maneiras de comunicação e linguagens e símbolos e exploramos os significados mais íntimos e recônditos de nossas historias e calculamos toda nossa fé e ceticismo e nos prendemos a isso e nos perdemos. Estamos sempre tão envolvidos com nosso mundo que não percebemos um olhar que alguém lhe dá de soslaio, ou um pássaro no portão a cantar alegre em serenata, e o sol se pondo entre as casas, as serras e as florestas e os seres que nos rodeiam imperceptíveis, os animais, as plantas, os insetos, o som constante e o silencio dentro de cada um e um gesto e uma poética maneira de existir. Essa sensação é quase um nirvana e sinceramente não pratico meditações, mas acho que minha embriagues com certeza me deixa muito mais sensível e sensitivo. Madrugada dessas cheguei em casa escutando tão bem até a formiga caminhando na folha do pé de goiaba era audível, num caminhar muito silencioso cheguei, abria porta e entrei, nesse instante um passo a dentro, senti a presença de alguém, era uma lagartixa e num instante que nos olhamos foi como se não houvesse nenhuma diferença entre nós, e de alguma maneira entendi que havia outra lagartixa um pouco mais na frente da parede, e não sei porque também sabia que era a fêmea e eu estava tendo um papo de macho e desvendando um rito de comunicação corporal e instintiva entre esses seres. Senti que em seus movimentos, pescoço e cabeça e corpo diziam sempre comentários que acabei por entender devido a esse porre que tomei esta noite. O medo com certeza nos envolve a todos numa teia. Naquele momento senti como um simples gesto as vezes inconsciente pode alterar qualquer situação e torna-la pacifica ou terrorista e prejudicial. Não bate muito papo com eles essa noite por que estava com sono e sinceramente a conversa era muito mosquito, mariposa, borboleta e cobra e gato, me despedi e me joguei na cama. Acordei com a impressão de um sonho, mas elas estavam lá e me atormentaram e me irritaram com suas conversas por meses tentei me relacionar e por incrível que pareça não consegui as agredir e exterminar minha agonia. Perguntei o que queriam e não me respondiam, percebi que esse casal de lagartixas começou a alterar até alguns adornos e enfeites e livros e utensílios de lugar e sentiam donos da casa. Ameacei alguns vezes uns inseticidas, umas vassouradas, mas nada. continuavam ali na minha frente e participaram de muitas conversas e musicas e leituras que eu fazia com amigos e sozinho, com certeza uma absorção de acordo com a realidade delas foi também possível e elas puderam depois sobre o que certa vez disse sobre o que queriam pra me deixar em paz, opinar. Quando cheguei certa noite, estavam as duas de frente o caderno aberto com uma caneta. Quando vi aquilo não me faltou duvida nenhuma sobre escrever, me sentei e começaram: _excelentíssimos seres humanos gostaríamos de pedir em nome de todos os seres inferiores que vossas senhorias parem de nos tratar como lixo e entendam que nos fazemos parte de uma cadeia complexa e se tudo ta uma porcaria, os maiores responsáveis são vocês com suas invenções e idéias egocêntricas. Estará perto o dia em que não toleraremos mais essas conjecturas e subverteremos esse quadro e colocaremos vocês, os seres racionais, nos porões do planeta, quiçá o extermínio. Quando terminaram estava tão comovido e sensibilizado e maravilhado nessa experiência fantástica e única. Solidário a eles ao ponto de esquecer todos os motivos contra a permanência deles no recinto. Ficamos amigos, combinamos algumas coisas e estamos pensando alguns projetos juntos. Sinto-me honrado e privilegiado em servir de mensageiro. Marcaremos auditorias e debates com quem mandar e-mail, fóruns e assembléias serão realizados em prol da manutenção do planeta e da guerra sobre qualquer forma e contra qualquer forma de preconceito e discriminação. Montamos uma associação não governamental, a Galartixia Vida. Nosso site Galartixiavida.com.

Nenhum comentário: